ANTT abre Reunião Participativa sobre Sistemas de Livre Passagem

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Superintendência de Infraestrutura Rodoviária, abriu Reunião Participativa, com restrição, sobre Sistemas de Livre Passagem (Free Flow). A medida foi publicada nesta quarta-feira (7, no Diário Oficial da União (D.O.U).

O objetivo é discutir e receber contribuições orais e escritas a respeito da minuta de norma que visa regulamentar os sistemas de livre passagem em todo o território nacional. O prazo para contribuições por escrito vai das 9h do dia 14 de fevereiro até as 18h do dia 15 de março deste ano, no horário de Brasília. Já a sessão pública da Reunião Participativa n° 001/2024, tanto virtual quanto presencial, está programada para o dia 7 de março de 2024, por meio de videoconferência via Teams da ANTT e no auditório da sede da Agência.

Acesse aqui o documento

Informações e Orientações

Todos os detalhes pertinentes à matéria em pauta, bem como as instruções sobre os procedimentos relacionados à condução e participação nas sessões, estarão integralmente disponíveis no site ParticipANTT, em Reunião Participativa nº 001/2024, a partir das 9 horas do dia 14 de fevereiro de 2024.

A sessão pública da Reunião Participativa será transmitida ao vivo pelo canal da ANTT no Youtube, proporcionando acesso remoto e abrangente a todos os interessados.

Para informações adicionais ou esclarecimentos sobre o evento, os participantes podem contatar a equipe organizadora pelo e-mail [email protected].

A ANTT reforça a importância da participação ativa da sociedade civil nesse processo de discussão e construção de normativas, visando promover o aprimoramento e a eficiência dos sistemas de livre passagem nas rodovias brasileiras.

Free Flow

O Free Flow se refere a uma modalidade de cobrança eletrônica de pedágio realizada por pórticos instalados na rodovia, em que a detecção dos veículos é feita por meio da etiqueta eletrônica (TAG) ou placa do veículo. É uma inovação no pagamento automático de pedágios com livre passagem dos veículos e já é utilizado em diversas partes do mundo. Agora, com o teste experimental (Sandbox Regulatório) conduzido pela CCR Rio-SP em trecho da extensão da BR-101, sob a supervisão e monitoramento rigoroso da ANTT, essa inovação começa a ganhar força no cenário rodoviário brasileiro, mas já é uma modalidade utilizada em outras partes do mundo.

O teste, que está em execução entre as cidades de Ubatuba/SP e Rio de Janeiro/RJ, proporciona uma visão prática dos benefícios e desafios do Free Flow no contexto nacional. Entre as vantagens do Free Flow já conhecidas está a melhora na fluidez do tráfego, o desconto na tarifa, bem como a segurança do sistema de pagamento via etiqueta eletrônica (TAG), que está geralmente relacionada a um cartão de crédito, mas que também pode ser encontrada na modalidade pré-paga. A exemplo das áreas de maior fluxo de veículos, como é o caso de Santiago no Chile, também foi verificada a redução da poluição atmosférica, visto que diminuem as retenções de veículos em horário de pico.

Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-abre-reuniao-participativa-sobre-sistemas-de-livre-passagem

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