Processos do modelo ‘PJ’ que pedem vínculo de emprego crescem 57% em 2024

O número de processos trabalhistas movidos por profissionais contratados como Pessoa Jurídica (PJ) que buscam o reconhecimento de vínculo empregatício aumentou 57% em 2024 em comparação ao ano anterior. A informação é do portal O Dia, com base em dados divulgados pela Justiça do Trabalho e especialistas da área jurídica.

Segundo a reportagem, o crescimento expressivo reflete uma maior conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e um movimento de contestação à prática da pejotização irregular, especialmente em setores como tecnologia, marketing, saúde, logística e comunicação.

O texto destaca que “muitos contratos PJ escondem relações que, na prática, preenchem todos os requisitos de um vínculo de emprego, como subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade”, o que leva o Judiciário a acolher parte significativa das reclamações trabalhistas.

Com a crescente judicialização, empresas que utilizam o modelo PJ de forma irregular devem redobrar a atenção para não correrem riscos de condenações, multas e encargos trabalhistas retroativos. Especialistas recomendam a adoção de contratos claros, autonomia real na prestação de serviços e revisão das práticas internas para mitigar riscos.

🔗 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal O Dia.


Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp