Justiça do Trabalho movimenta mais de R$ 7,7 bilhões em conciliações (matéria atualizada em 11/4)

A Justiça do Trabalho bateu um recorde relevante no primeiro trimestre de 2024 ao movimentar R$ 11,4 bilhões em acordos realizados por meio da conciliação, consolidando a prática como uma das mais efetivas na solução de conflitos trabalhistas. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram firmados mais de 435 mil acordos, o que representa cerca de 43% de todos os processos solucionados nesse período.

De acordo com a notícia publicada pelo TST, “a conciliação é a forma mais rápida e eficaz de resolver litígios na Justiça do Trabalho, preservando o diálogo entre as partes e promovendo a pacificação social”. O resultado reforça a eficiência dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), que vêm se tornando cada vez mais estratégicos para o sistema judiciário.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou que os resultados são fruto de um esforço coletivo para promover uma cultura de paz e solução negociada de conflitos. A conciliação reduz o tempo de tramitação, evita recursos desnecessários e proporciona segurança jurídica para trabalhadores e empregadores.

O expressivo volume financeiro envolvido comprova a confiança das partes nesse meio alternativo de resolução de disputas, além de revelar o papel fundamental da Justiça do Trabalho na recuperação de créditos e equilíbrio das relações laborais no Brasil.

🔗 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal TST (Tribunal Superior do Trabalho).


Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp