SINDICARGA RJ

Justa causa é anulada por ter sido aplicada quatro meses depois da falta cometida pelo empregado

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirmou o princípio da imediatidade para aplicação de sanções disciplinares ao anular uma demissão por justa causa ocorrida quatro meses após a falta cometida pelo empregado. O caso envolveu um ajudante geral dispensado sob alegação de abandono de emprego. No entanto, o TST entendeu que o longo intervalo entre o suposto abandono e a aplicação da penalidade comprometeu a validade da demissão, configurando perdão tácito por parte do empregador.

Segundo o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, “a aplicação da pena de forma tardia viola o princípio da imediatidade, indispensável para a validade da justa causa”. A decisão considerou que a empresa não apresentou justificativa razoável para o atraso e que o empregado havia, inclusive, retornado ao trabalho por breve período antes da dispensa.

A jurisprudência trabalhista estabelece que, para ser válida, a penalidade deve ser aplicada logo após o empregador tomar conhecimento da falta. O caso reforça a importância do respeito aos prazos e critérios legais na aplicação de sanções aos trabalhadores.

📌 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST)


Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp