Hora extra é o tema campeão na Justiça do Trabalho no primeiro semestre de 2023

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou que o tema mais recorrente na Justiça do Trabalho durante o primeiro semestre de 2023 foi o pagamento de horas extras. Segundo os dados apresentados, as reclamações relacionadas a horas extras representaram a maior parte dos processos trabalhistas nesse período, destacando a relevância do tema no cotidiano das relações de trabalho no Brasil.

As ações de horas extras envolvem, principalmente, o não pagamento ou o pagamento incorreto das horas trabalhadas além da jornada contratual. De acordo com o TST, “as empresas muitas vezes não cumprem integralmente a legislação trabalhista, resultando em processos por descumprimento das normas que regem o pagamento de horas extras”. Esse tipo de ação reflete um dos principais conflitos entre empregadores e empregados, relacionado ao excesso de trabalho sem a devida compensação financeira.

O levantamento feito pelo TST também aponta que a alta demanda por ações envolvendo horas extras demonstra a necessidade de maior fiscalização e cumprimento rigoroso das regras trabalhistas. A jurisprudência do tribunal é clara: as horas trabalhadas além da jornada devem ser devidamente remuneradas, com acréscimos conforme previsto na legislação.

A alta quantidade de ações trabalhistas sobre horas extras no primeiro semestre de 2023 evidencia a importância do tema para o direito do trabalho no Brasil. O respeito à jornada de trabalho e o pagamento correto das horas extras são fundamentais para evitar litígios judiciais e promover um ambiente de trabalho equilibrado.

Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal do TST: clique aqui e leia a notícia completa