Free flow na Ponte Rio-Niterói: saiba como pagar pedágio pelo sistema automático e os direitos e deveres dos motoristas

Em outubro, a Ponte Rio-Niterói começará a testar equipamentos que dispensam cancelas e cabines de pedágio. O piloto do modelo no Brasil, em que são usados leitores de tags e placas, foi implantado há quase seis meses na Rio-Santos

Como é feito o pagamento no sistema free flow?

Caso o veículo tenha tag instalada, a tarifa é cobrada direto na fatura. Para carros sem tag, o usuário pode pagar a tarifa, em até 15 dias, por meios digitais ou presencialmente em rede credenciada na própria Rio-Santos.

Que tags são aceitas?

Podem ser usadas tags das seguintes operadoras: ConectCar; Taggy; Sem Parar; MoveMais; e Veloe.

Há vantagens em pagar com tag?

Todos os veículos com tag, tem desconto de 5% na tarifa de pedágio. Os de passeio com tag têm desconto progressivo a partir da segunda até a trigésima passagem, desde que realizadas no mesmo local/sentido, dentro do mês vigente. Esses descontos podem chegar a 70%.

Os números da inadimplência — Foto: Editoria de Arte

Quais os meios digitais que podem ser utilizados para o pagamento?

O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em até 48 horas. A tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos por meio de cartão de crédito ou PIX. No Whatsapp (11 2795-2238), no menu principal de atendimento, digite a opção 4 para realizar o pagamento. O usuário tem ainda a opção de usar o App CCR RioSP (IOS ou Android). Após baixar o APP, clique no banner do free flow e siga o passo a passo. Também é possível efetuar o pagamento pelo site da concessionária (CCR RioSP – Free Flow).

É possível pagar presencialmente o pedágio?

Sim. O débito poderá ser pago na rede credenciada da concessionária. Os estabelecimentos estão localizados às margens da Rio-Santos: Posto Parada Legal (km 409,9 da pista sentido Rio de Janeiro, em Itaguaí); Posto Velamar (km 533,8 da pista sentido São Paulo, em Paraty); e Hotel Porto de Itacuruçá (Avenida Barão Drubscky s/n Lote 02, Mangaratiba). Os locais funcionam de segunda a segunda, 24h, e o pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão de débito e com Visa Vale Pedágio. .

Quem não concorda com o valor aplicado, pode recorrer?

Em caso de cobrança indevida ou em duplicidade da tarifa do free flow, o motorista pode entrar em contato com a Ouvidoria da concessionária: [email protected].

Veja as opções de pagamento no sistema free flow

Quem não paga o pedágio em até 15 dias pode ser multado?

Quem deixa de pagar o pedágio comete uma infração grave. Está sujeito a multa de multa de R$ 195,22 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação. As multas são aplicadas pela ANTT.

Como o usuário pode contestar uma eventual multa?

No caso de não concordar com o recebimento da multa de evasão de pedágio (não pagamento da tarifa), o motorista deve recorrer administrativamente junto à ANTT, órgão responsável pela emissão das multas de infração de trânsito do free flow na BR-101, conforme orientação descrita no auto de infração.

Fonte: https://leiaisso.net/bkh0t/

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp