TST valida norma coletiva que exige comunicação de pré-aposentadoria

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que exige a comunicação formal do trabalhador para que este tenha direito à estabilidade pré-aposentadoria. Segundo matéria publicada no portal Migalhas, a decisão ressalta a importância de respeitar os acordos firmados entre empresas e sindicatos, trazendo maior segurança jurídica para as partes envolvidas.

De acordo com o texto, a estabilidade pré-aposentadoria, que visa proteger o trabalhador próximo de se aposentar contra demissões arbitrárias, pode ser condicionada à comunicação formal do empregado à empresa. “Essa exigência não viola os direitos do trabalhador e é compatível com o princípio da autonomia coletiva”, destacou o TST.

Para o setor de transporte e logística, que frequentemente lida com grandes equipes e contratos coletivos, a decisão sublinha a importância de acompanhar as cláusulas previstas em convenções ou acordos coletivos e garantir a adequação às normas específicas.

Leia a notícia completa no portal Migalhas: clique aqui.


Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp