Projeto de lei quer reduzir pontuação da CNH após seis meses sem infrações

Um novo projeto de lei que tramita no Congresso Nacional propõe a redução da pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que passarem seis meses sem cometer infrações de trânsito. O projeto visa incentivar um comportamento mais responsável no trânsito, oferecendo uma espécie de “prêmio” para os condutores que adotarem uma postura mais segura e respeitosa às regras de circulação.

De acordo com a proposta, os motoristas poderiam ter uma redução de 10% na pontuação acumulada na CNH, desde que não cometam nenhuma infração durante o período de seis meses consecutivos. “A ideia é oferecer um incentivo positivo para quem segue as normas de trânsito, valorizando o bom comportamento no volante”, afirma o autor do projeto. A medida busca reduzir o número de infrações e acidentes nas vias, recompensando quem tem uma direção mais prudente.

Se aprovado, o projeto poderá ser uma ferramenta importante para a redução de acidentes e para a conscientização dos motoristas sobre a importância de manter um comportamento responsável no trânsito. O texto também sugere que essa redução de pontos ocorra de forma automática, sem necessidade de requerimento por parte do condutor.

O projeto de lei pode impactar positivamente o comportamento no trânsito, recompensando motoristas responsáveis com a redução automática de pontos na CNH após seis meses sem infrações, incentivando a segurança nas estradas.

Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal da FETCESP: clique aqui e leia a notícia completa