Analista de TI em Trabalho Remoto Pode Entrar com Ação no Local Onde Mora, Decide TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que analistas de TI que trabalham de forma remota podem ingressar com ações trabalhistas no local onde residem. A decisão leva em conta o fato de que, mesmo em regime de teletrabalho, os profissionais têm o direito de acessar a justiça no local onde desempenham suas atividades, ou seja, em suas cidades de residência.

O julgamento analisou um caso específico em que um analista de TI solicitou que sua ação fosse julgada na cidade onde reside, e o TST concluiu que “o local onde o empregado presta serviços, ainda que remotamente, deve ser considerado como seu foro competente”. Essa decisão reforça a proteção dos direitos dos trabalhadores em regime remoto, que enfrentam realidades distintas em relação ao local de trabalho físico.

Essa medida também simplifica o processo para os trabalhadores, que não precisarão se deslocar até a sede da empresa para pleitear seus direitos, garantindo mais facilidade no acesso à justiça.

Conclusão A decisão do TST fortalece os direitos dos trabalhadores em regime remoto, permitindo que ações judiciais sejam movidas no local de residência, promovendo maior praticidade e equidade no acesso à justiça trabalhista.

Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal do TST: clique aqui e leia a notícia completa