Receita Federal lança perguntas e respostas sobre o Receita de Consenso

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou um material de Perguntas e Respostas para esclarecer pontos relevantes sobre a aplicação do conceito de “Receita de Consenso”, novo instrumento criado para estimular a resolução consensual de conflitos tributários. A medida foi divulgada pelo portal Contábeis e busca dar maior segurança jurídica e previsibilidade aos contribuintes.

A Receita de Consenso foi regulamentada pela Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 1/2024 e permite que contribuintes e a administração tributária celebrem acordos sobre a interpretação e a aplicação da legislação tributária, evitando litígios e simplificando a relação entre Fisco e contribuinte. Segundo a Receita, “o objetivo é proporcionar soluções céleres, reduzir o estoque de processos e evitar judicializações desnecessárias”.

Entre as principais questões esclarecidas no documento estão: quem pode propor a Receita de Consenso, quais tributos podem ser objeto do acordo, os efeitos jurídicos da celebração do consenso e as consequências para processos administrativos e judiciais em andamento. A Receita reforça que a adesão é voluntária e depende de aprovação expressa da autoridade competente.

Para setores como o de transporte rodoviário de cargas, onde há alta incidência de questões tributárias complexas, a Receita de Consenso se apresenta como uma alternativa vantajosa para mitigar riscos fiscais e promover um ambiente de maior previsibilidade e segurança jurídica.

🔗 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal Contábeis.


Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp