A PortosRio (Companhia Docas do Rio de Janeiro) anunciou uma nova parceria com portos portugueses, com o objetivo de fomentar iniciativas conjuntas de inovação, sustentabilidade e modernização da gestão portuária. O acordo foi firmado durante missão oficial da comitiva brasileira em Portugal, envolvendo também representantes da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de Portugal.
De acordo com reportagem do Portal Portos e Navios, a parceria visa o intercâmbio de boas práticas de governança, digitalização dos processos portuários, descarbonização e uso de tecnologias limpas, alinhadas às diretrizes da agenda ESG (ambiental, social e de governança).
O presidente da PortosRio, Francisco Lima, destacou que “o Brasil tem muito a aprender e também a contribuir com os portos europeus no que diz respeito à eficiência logística e sustentabilidade ambiental”. A expectativa é de que a cooperação leve à melhoria dos serviços logísticos, redução de custos operacionais e aumento da competitividade internacional dos portos envolvidos.
A iniciativa também reforça o papel estratégico dos portos na transição energética e na adoção de práticas sustentáveis no transporte marítimo, consolidando a imagem dos portos brasileiros como atores relevantes em fóruns internacionais de inovação logística.
🔗 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal Portos e Navios.
Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.