A movimentação de cargas no Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, registrou uma queda de 3,5% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada pelo portal Transporte Moderno, com base em dados da Autoridade Portuária de Santos (APS).
De janeiro a março, passaram pelo porto cerca de 38,3 milhões de toneladas de cargas, contra 39,7 milhões em 2024. A retração foi atribuída principalmente à redução nas exportações de soja e açúcar, impactadas por fatores climáticos e oscilações no mercado internacional.
Segundo a publicação, “a queda nas exportações de soja foi de 31%, enquanto o açúcar registrou redução de 17,4%”. Por outro lado, a importação de fertilizantes teve alta de 18,6%, amenizando parcialmente o impacto negativo. Ainda assim, o recuo no volume total movimentado levanta alertas para a cadeia logística e para o transporte rodoviário de cargas que abastece o porto.
Autoridades e especialistas apontam que é necessário investir em infraestrutura, logística integrada e diversificação das cargas para mitigar os efeitos da sazonalidade e da dependência de commodities agrícolas. O Porto de Santos segue sendo um termômetro da economia nacional e qualquer variação no seu desempenho reflete diretamente em diversos setores produtivos.
🔗 Clique aqui e leia a notícia na íntegra no portal Transporte Moderno.
Este é um clipping do SINDICARGA, que tem o objetivo de informar as empresas do TRCL sobre notícias relevantes. O SINDICARGA não se responsabiliza pelo conteúdo do site de origem.