Motoristas caminhoneiros apontam investimento em tecnologia como essencial para segurança nas estradas

A campanha Maio Amarelo, que alerta para o alto índice de acidentes de trânsito, está completando 10 anos, e ainda há muito trabalho pela frente quando o assunto é segurança nas estradas e redução de acidentes.

Segundo o DATASUS, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil, e o país não tem conseguido cumprir o compromisso internacional com a ONU de reduzir pela metade o número de mortes até 2028. Só no Estado de São Paulo, as mortes no trânsito, que vinham caindo, voltaram a subir, no ano passado. Nas rodovias federais, os acidentes com caminhões representam 47% do total (Anuário Estatístico da PRF 2022).

Para conscientizar os motoristas e oferecer soluções de transporte cada vez mais seguras, a LOTS Group, empresa de logística do grupo Scania, realizou, em abril deste ano, a pesquisa “Segurança nas Estradas”, com 291 motoristas de caminhão que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

“Em todas as nossas operações, Segurança é a prioridade número um, não há nada mais importante. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso tempo e utilizamos a pesquisa como termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos nossos colaboradores, além da eficácia de nossas medidas preventivas. Entendemos que os condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotando comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Fernando Valiate, COO da LOTS Group Latin America.

Tecnologia

Para monitorar a frota e evitar falhas e imprudência, o Grupo LOTS investe em diversas tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como georreferenciamento controlado, monitoramento de estradas, gerenciamento de pneus, monitoramento de vídeo, telemetria, entre outros. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomada de decisão em tempo real.

Na pesquisa “Segurança nas Estradas”, os caminhoneiros apontaram o checklist virtual do veículo (87,2%), procedimento realizado pelo motorista por um tablet que verifica diversos pontos do caminhão para atestar que o veículo está apto para iniciar o giro, além da manutenção dos equipamentos em dia, como as principais soluções de segurança. Em seguida, estão as câmeras de monitoramento de fadiga instaladas dentro do veículo (70,3%).

Fonte: site Fenatran

Link:https://www.fenatran.com.br/pt-br/blog/transporte/motoristas-caminhoneiros-apontam-investimento-em-tecnologia-como.html

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
X
WhatsApp