Mais de 200 agentes da PRF reforçam policiamento nas rodovias federais a partir desta quarta

Medida foi um dos acordos feitos entre os governo federal e do RJ

Mais de 200 agentes vão atuar nas rodovias federais

Rio – Mais de 200 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão reforçar o policiamento nas rodovias federais do RJ a partir desta quarta-feira (11). A medida foi um dos acordos feitos entre os governo federal e do Rio após as investigações que revelaram o treinamento de criminosos no Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade.

De acordo com a corporação, 140 agentes de outros estados chegaram na segunda-feira (9) para se juntar aos 100 policiais que já estavam atuando nas rodovias desde junho para a operação Palladium, que visa coibir o roubo de carga na Baixada Fluminense. No briefing com os policiais, que aconteceu na segunda-feira (9), foram apresentadas as diretrizes para atuação nas ações de policiamento e fiscalização.

A PRF informou, ainda, que caso haja determinação do Ministério da Justiça, a corporação pode atuar em ações conjuntas específicas em locais de interesse da União. No entanto, até o momento, o reforço é apenas nas rodovias federais do estado, como a Dutra, Washington Luiz, Rio-Magé e Arco Metropolitano. A atuação da PRF na Avenida Brasil chegou a ser cogitada após criminosos arremessarem uma bomba no interior de um ônibus na altura de Barros Filho, na Zona Norte, mas as vias expressas continuam sendo patrulhadas pelo estado.

chegada da Força Nacional foi adiada e ainda depende de um acordo entre o Governo Federal e o Ministério Público, que pediu o cumprimento de algumas determinações no decorrer das operações, como uso de câmera nos uniformes das forças policiais, atendimento médico e socorro aos feridos, garantia das atividades da comunidade escolar e prévio aviso sobre a atuação dos agentes da comunidade.

Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2023/10/6722387-mais-de-200-agentes-da-prf-reforcam-policiamento-nas-rodovias-federais-a-partir-desta-quarta.html