Autônomo ou empregado? Veja 5 vantagens e desvantagens

Caminhoneiro autônomo ou empregado? Qual é a melhor opção? A resposta está diretamente ligada as vantagens e desvantagens de cada opção.

Antigamente, ser autônomo era o sonho da maioria dos motoristas que estavam começando na profissão. A sensação de liberdade, de poder decidir a rota, locais de parada e horários eram os principais atrativos para se ter o próprio caminhão. Além disso, o autônomo pode prestar serviços para uma ou mais empresas e aumentar o seu faturamento.

Porém, as diversas mudanças ocorridas no setor de transporte através dos anos, levou muitos autônomos a pensarem e até trocarem a suposta liberdade por um emprego com carteira assinada. Quem trabalha registrado conta com salário fixo todo mês, direitos como 13º salário, férias anuais e plano de saúde, entre outros benefícios. Porém, a jornada de trabalho é determinada pela empresa, o que muitas vezes pode significar cargas horárias puxadas.

Assim antes de decidir se você vai atuar como autônomo ou empregado é importante analisar todos os pontos