O PEGN.Tec mostra como o fim do e-Sedex abriu oportunidade para empresas de logísitca
São Paulo – G1
A entrega é a grande preocupação de quem vende pela internet. A procura por empresas de logística especializadas em fazer a entrega para as lojas virtuais cresce na velocidade de um clique e atrai empreendedores como o Juca Oliveira.
Mesmo conhecendo o setor de e-commerce, ele diz que não foi fácil entrar no mercado. Juca e os sócios ficaram oito meses até conseguir o primeiro cliente. Eles começaram atendendo empresas de médio e grande porte.
No ano passado, partiram para as pequenas empresas, o que aumentou o faturamento em 20%. Um dos motivos para esse crescimento foi o fim do e-Sedex, o serviço de entrega dos Correios exclusivo para o comércio eletrônio nas grandes cidades.
Com isso, Juca Oliveira viu uma oportunidade para “oferecer um serviço rápido e barato”. Ele explica que para ter agilidade, os produtos chegam dos e-commerces e são separados por CEP e região para que o motorista verifique o endereço de cada entrega e trace a melhor rota.
Otimizando o trabalho
Na empresa, 160 motoristas fazem cerca de 30 mil entregas por mês. Eles são microempreendedores individuais, o que faz com que a operação fique mais enxuta e com custos menores.
Bom para Juca e para os microempreendedores Rita e Paulo, que agora têm um faturamento mensal que varia entre R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês.
O lucro da empresa de logística vem da cobrança de 35%, em média, do preço do frete.