Logística Empresarial: sua relevância para o Planejamento Estratégico das médias e pequenas empresas

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

É notória a grande necessidade de haver planejamento dentro de processos e atividades logísticas, quer sejam de Apoio, Suporte ou Utilidades. A Logística em sua essência pressupõe planejamento, entretanto, a recíproca nem sempre se faz verdadeira.

É notória a grande necessidade de haver planejamento dentro de processos e atividades logísticas, quer sejam de Apoio, Suporte ou Utilidades. A Logística em sua essência pressupõe planejamento, entretanto, a recíproca nem sempre se faz verdadeira no dia-a-dia das médias e pequenas organizações. É corriqueira a presença do Planejamento sem a mínima observância das premissas e/ou indicadores logísticos.

Para entendimento da relevância da Logística Empresarial para o Planejamento Estratégico Organizacional, se faz preponderante o entendimento de que o Planejamento Estratégico é crucial para o alcance dos objetivos organizacionais como destaca Kwasnicka (1989 p. 149) onde o Planejamento Estratégico é entendido como o processo de tomada de decisão e a determinação de meios para o alcance dos objetivos estabelecidos para a organização. Estes caminhos são as estratégias que a organização se firmará para tornar-se perene e sustentável frente às frequentes mudanças no ambiente ao qual ela esta inserida. Onde, conforme entendimento de Cavalcanti (2011 p. 41) a estratégia é a composição de planos e objetivos traçados com uma finalidade predeterminada, para que a organização atinja os resultados convencionados, comunicados e formalizados.

Partindo deste pressuposto, entende-se que o Planejamento Estratégico sendo ele a determinação dos meios para o alcance dos objetivos organizacionais, ou seja, o conglomerado das estratégias organizacionais, é fator fundamental para a sobrevida da empresa em qualquer ambiente a que esta esteja inserida. Por isso além de algo formal, comunicado e aceito dentro da organização, o Planejamento Estratégico é a suma de como se dá a melhor maneira para o alcance dos objetivos do composto organizacional. Tendo por base as ideologias da organização alinhadas às práticas de mercado, bem como a conjuntura da qual a empresa faz parte. Todos estes pontos são destacados e contemplados dentro das estratégias organizacionais.

Estas estratégias visam conferir a empresa uma vantagem dentro do contexto mercadológico, e com isso dar a ela algo que as concorrentes deste mesmo mercado não possuam. Para Lambert (1998 p.30) a Logística pode ser uma fonte de vantagem competitiva para a empresa – tal como um bom produto, a promoção e a estratégia de preços. Isso é possível quando entendemos que a Logística esta intrinsecamente ligada ao cerne da estratégia empresarial. Tal juízo é advindo da ideologia de que a Logística existe para satisfazer os desejos dos clientes, dando relevante apoio as áreas de produção e marketing (BOWERSOX 2001), sendo assim o elo que liga o produto ofertado pela organização aos clientes demandante deste.

Lambert (1998 p.7) ainda assevera que a Logística tem o papel de apoiar os esforços de marketing de modo a gerar um diferencial no mercado. Tal diferencial entende-se por vantagem competitiva, que dentro da estrutura do planejamento estratégico da empresa, conforme visto, perfaz o cerne do direcionamento das ações da organização. Lambert diz:

Atividades como serviço ao cliente, orçamento e controle da função logística, controle e posicionamento de inventário tornaram-se componentes importantes do processo de planejamento da empresa. Muitas empresas como Ford, Quaker, Whirpool, Nabisco e Fleming Companies concluíram que um bom sistema logístico pode resultar em melhorias na participação de mercado, níveis mais altos de rentabilidade e vantagens competitivas (LAMBERT, 1998 p.28).

A percepção de que grandes corporações como as citadas estão atribuindo atividades logísticas como importantes componentes para o planejamento da empresa revela que a Logística Empresarial tem de longas datas posição majoritária dentro do contexto do Planejamento Estratégico. Ferramentas como o Benchmarking e estudos de casos despontam como utensílios de apoio para que as médias e pequenas empresas adotem práticas semelhantes, a fim de, dentro de suas conjunturas e contextos, auferirem resultados positivos igualmente desfrutados pelas firmas modelo.

É de fácil entendimento a relevância do Planejamento Estratégico ter por base o Planejamento Logístico, pois este confere a organização prioridades competitivas na cadeia de suprimentos, onde, segundo o entendimento de Harrison (2003 p. 37) há:

(a) Vantagem Competitiva – disponibilidade do produto no mercado a um custo baixo; (b) Vantagem da Qualidade – realizar processos em toda a cadeia de suprimentos de modo que o produto final faça o que deve fazer.; (c) Vantagem da Velocidade – entregar ao cliente o desejado ao menor tempo possível, sob a luz de que estes estão dispostos a pagar um pouco mais para obter o desejado; (d) Vantagem da Tempestividade – entregar ao cliente o produto desejado no prazo estabelecido; (e) Vantagem da Flexibilidade – ser responsivo a novos produtos e mercados e a mudar a demanda do cliente, ou seja, capacidade de modificar o que está sendo feito; (f) Vantagem da Produtividade – produzir o desejado pelo cliente ao menor custo possível, dando a organização vantagens no mercado em preços baixos, margens altas ou ambos.

A percepção de que o Planejamento Logístico é pilar fundamental ao Planejamento Estratégico é notório, nítido e evidente, contudo, também fica claro que em determinados contextos o foco do planejamento perpassa apenas às questões financeiras, deixando sem relevância áreas como a logística que como um todo interfere diretamente no alcance do sucesso empresarial. Como visto, a ausência de uma análise completa das operações da empresa vislumbra uma deficiência na visão estratégica e com isso redunda em no mínimo perdas em produtividade e vantagens para a organização.

Em uma observação simples em dados levantados por pesquisa realizada pelo SEBRAE/SP ficou relevante que na sua grande maioria as médias e pequenas empresas não aderem à prática do planejamento. Dados levantados pelo órgão em 2014 e publicados em 2015 despontam que: 60% das empresas que deixaram de existir no país o fizeram por falta de planejamento em sua matriz gerencial. Neste universo podem ser destacados que 46% destas organizações não sabiam o número de clientes que teriam nem os hábitos de consumo destes clientes, denotando assim uma não observância a uma das principais premissas da Logística, a de que tal área da organização existe justamente para atender os desejos e demandas dos clientes. Ainda pode ser observado que 37% não sabiam qual a melhor localização para o negócio e 33% não tinham informações sobre fornecedores, denotando aqui um distanciamento do que entendemos por geração de valor dentro da cadeia logística, haja vista, a falta de visão estratégica de posicionamento geográfico buscando maior interatividade entre fornecedores e clientes. Outro dado alarmante foi que 50% não definiram ações para redução de prejuízos, sendo aqui um relevante exemplificador da não utilização da Logística como elemento de vantagem competitiva, sendo neste caso específico a vantagem da produtividade.

À luz de tais conceitos e observações pode-se inferir que na maior parte das organizações de médio e pequeno porte ainda não há a observância necessária à importância da Logística Empresarial como elemento fundamental e norteador para o Planejamento Estratégico. Fica nítido que não existe um planejamento prévio das ações em nenhuma das áreas da organização e como a Logística tem por função apoiar todas as demais áreas da empresa, esta acaba não sendo descortinada como a engrenagem central do Planejamento Estratégico irrompendo como uma das principais causas do insucesso gerencial e empresarial.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Rolar para cima
Mantenedor Master
Rio Diesel Veículos e Peças S/A
Concessionário Mercedes-Benz
de Veículos Comerciais
Rua Carlos Marques Rollo 881, Jardim Império, Nova Iguaçu – RJ
SIEMBRA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA Rua Quinze de Novembro 04, Sala 707 Centro – Niterói – RJ https://siembrabeneficios.com.br Contato: (21) 4003-7602

CANADÁ CORRETORA DE SEGUROS LTDA

Av. das Américas, 1650 – Bloco 4 /101 a 103 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ

https://www.canadaseguros.com.br/

Contato: (21) 2107-4420 / (21) 2107-4418 / (21) 2107-4444

Golden Service

Rua Guandu,155 – Teresópolis – RJ

CEP 25963-620

Telefone: (21) 3644-7000

E-mail: [email protected]

http://site.gservice.com.br/

CALLMED EXAMES COMPLEMENTARES

Rua Almirante Grenfall, 405 – Bairro Parque Duque – Cidade Duque de Caxias

Telefone: (21) 3661-9600 Comercial: (21) 99727-3281 (Marcia Nogueira)

Insta: @clinica.callmed

PRAXIO

Av. Eng. George Corbisier, 1290 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04345-001

Telefone: (11) 4186-9696

https://praxio.com.br//

T4S Technology for Safety

Alameda Araguaia, 750, Barueri – SP
Telefone: (11) 2424-7252
Cel: (11) 96926-6062 (Comercial)
Cel: (11) 97282-9437 (Comercial)
Cel: (11) 94839-1726

E-mail: [email protected]

Agência F3X Soluções Inteligentes

Av. Armando Lombardi, 205 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-020

https://agenciaf3x.com.br/

Contato: (21) 99926-8644

JF Assessoria Ambiental e Empresarial Ltda

Tel: (21) 2782-6590 / (21) 99294-0028 / (21) 7853-6695

E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Lauro Sodré, s/n, lote 28 – Galpão
CEP 25040-060
Vila Santo Antônio – Duque de Caxias – RJ
Escritório de Projetos: Rodovia Washington Luís, 2550 sala 824
Torre II – Vila São Luiz – Duque de Caxias/RJ

VACINA CONTRA ROUBO

Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4229 – Sala 14 – Jardim das Industrias, São José dos Campos – SP

https://www.vacinacontraroubo.com.br/

Contato: (12) 4109-1000
[email protected]

RAFALE CORRETORA DE SEGUROS

Rua Prudente de Morais Neto, 62, Sala 202
Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ
Contatos:
Alexandre Monteiro – [email protected] – (21)97125-3366;
Rafael Passos – [email protected] – (21)97125-3369;
Atendimento geral – [email protected] – (21)3807-8812.

CAMES RJ
Av. Rio Branco, número 151, Sala 601 – Centro – Rio de Janeiro -/RJ

Tel.: (21) 3149-8691

https://www.camesbrasil.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/camesrio/
Facebook: https://www.facebook.com/camesrio
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/camesrio

T4S Technology for Safety

AV AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO, 222 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Cel:+55 (21) 97898-0378 – Whatsapp

E-mail:[email protected]

PERSONNALSEG
Endereço: Av tenente Muniz de Aragão N° 597- Anil (Sede)
Filial: Av. Embaixador Abelardo Bueno N° 1 Bloco C Sala 414C

SMART FACILITY

Estrada dos Bandeirantes, 470 – 707
Taquara / Rio de Janeiro

Telefone: (21) 99416-5257

E-mail: [email protected]

Instagram: smartfacilities_a2

Exper Tran
Especialistas em Infrações de Trânsito

Avenida José Silva de Azevedo Neto, 200
Edifício Evolution V, Bloco 4, sala 104 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 99565-1001 / (21) 4042-7880

Instagram: @expertran.multas

E-mail: [email protected]

Site: www.expertran.com.br