Fonte: Voz da Bahia
Passou batida uma resolução da última semana, publicada no Diário Oficial da União pelo Contran (o conselho que regulamenta o trânsito no Brasil), que vai permitir que “super caminhões” circulem por vias brasileiras em breve: com número 640 e data de 14 de dezembro, a nova norma libera “combinações de veículos de carga” com 11 eixos e até 91 toneladas de peso bruto total combinado. Isso é o equivalente a 9.100 quilos ou… 100 unidades do Volkswagen up empilhadas e arrastadas. De acordo com uma publicação especializada, a “Revista Carga Pesada”, essa nova resolução foi aprovada por “pressão do setor sucroalcooleiro”. De toda forma, a norma precisa ser regulamentada. Pela antiga resolução, o limite era de 74 toneladas com nove eixos.
Será preciso definir o tamanho extra das máquinas para a concessão de autorizações de rodagem, válidas para períodos e trechos específicos. Chamados de “rodotrens” ou “treminhões”, essas combinações de veículos de carga são bastante usadas por empresas de construção civil e mineração, madeireiras, fazendas e usinas de cana-de-açúcar. É fácil topar com eles em rodovias do interior, mas também por estradas vicinais e trechos rurais (sem pavimentação, com pistas irregulares de terra ou cascalho). Isso levanta a questão: é preciso ter maior controle desses veículos gigantes, tanto em termos de perícia do condutor, quanto em mecânica, certo? Certíssimo. UOL Carros conversou com algumas fabricantes e descobriu que o processo já está bastante adiantado: existem modelos preparados para rodar assim que a resolução for validada — o que deve acontecer em 90 dias.