Gestão de mudanças e suas influências no ambiente corporativo e pessoal

Fonte: NTC&Logística

Por COMJOVEM Curitiba

INTRODUÇÃO

Mudança tem como definição, um processo de transformação, adequação, modificação de diversas situações existentes. Levamos em consideração alguns fatores, como: cultura, ambiente, estilo de vida, localização entre diversos outros fatores do cotidiano.

Com a evolução diária do ambiente competitivo das organizações, necessitamos nos adaptar às mudanças com o objetivo de engajamento contínuo. Para êxito no processo de mudança, a mesma deve ser clara, objetiva e precisa ser motivada pelos líderes na gestão das organizações.

GESTÃO DE MUDANÇAS

A Gestão da mudança tem como foco desempenho humano, engloba o processo de reestabelecer ou estruturar os processos da organização, com o objetivo de alterar algum ponto na sua cultura, estratégia, estrutura ou produto.

O contexto mudança nos traz a jornada emocional, na qual estabelece as seguintes fases:

1. CONFORTO E CONTROLE: O indivíduo nesta fase encontra-se na zona de conforto, se sente seguro e no controle, detém conhecimento técnico e de processos da empresa, se sente injustiçado e perseguido por falta de oportunidades.

2. TEMOR E RESISTÊNCIA: Nesta fase o indivíduo reluta para aceitar as mudanças, onde a resistência prevalece, sair do status quo ameaça aos direitos adquiridos pelas pessoas, e transtornos aos modos estabelecidos de se desempenharem as tarefas. As pessoas que são afetadas pela mudança experimentam certas desordens emocionais, envolvendo uma sensação de perda, de incerteza e de ansiedade.

3. INVESTIGAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E DESCOBERTA: Esta fase é quando o indivíduo quer a mudança, enxerga a oportunidade, mas não detém uma visão clara do processo.

4. APRENDIZAGEM, ACEITAÇÃO E COMPROMETIMENTO: A fase da aceitação é a última, o perceber o novo, olhar para trás e ver a curva do aprendizado e todas as fases da mudança, aceitar essa nova fase e a internalização é positiva.

No processo de mudança deve-se utilizar as práticas que envolvam os colaboradores com o objetivo de alcançar o maior índice de aceitação e menor índice de rejeição no setor do capital humana da organização. Para que a mudança seja positiva, devemos conduzir o processo com habilidade dos gestores para que em todas as fases se obtenha êxitos, sem perdas financeiras e aceitação dos colaboradores.

Qualquer tipo de mudança, por menor que pareça, provoca alterações nas rotinas de trabalho. Por isso, é preciso saber gerenciar os processos de mudanças e principalmente entender sua interferência nas relações interpessoais e principalmente o papel do gestor para gerenciar estas questões.

Os processos de mudanças são instrumentos de grande valia que as organizações devem utilizar com o intuito de estarem sempre atualizados e aperfeiçoando os processos de gestão de pessoas. Em um processo de mudança, o convencimento se torna o fator mais importante para o sucesso do projeto, devem ser claros os ganhos que serão adquiridos, o conhecimento e experiência que o processo irá trazer e também estabelecer novas redes de relacionamentos.

Os gestores e lideranças devem estar capacitados no âmbito de gestão e competência técnica para que torne uma equipe forte e concisa, pois grande parte do sucesso da implantação está vinculada à capacidade de o gestor liderar os colaboradores. É preciso comercializar que a ideia será benéfica para todos, tanto para a empresa como para a equipe envolvida no processo.

A estratégia para reduzir as mudanças é a liderança. Liderar é praticar a influência resultando em poder, com a ausência desta competência muito pouco ou talvez nada será realizado para exercer a mudança. A Liderança deve estar presente e diluída em toda equipe que efetivará a transformação. Liderar é ter criatividade.

A comunicação é o requisito básico e mais importante para que a mudança seja implementada de forma eficaz. É comum que as palavras sejam recebidas de uma maneira diferente daquela da intenção primária, depende de como forem ditas podem desencadear sentimentos, ações e pensamentos bem diferentes. Feedback faz parte da comunicação eficaz onde faz parte dos processos de mudança organizacional, tem como objetivo motivar e informar um conteúdo. Uma organização que não oferece feedback aos seus colaboradores não consegue manter os mesmos comprometidos.

No processo de mudança deve-se estabelecer os valores e que os mesmos sejam compartilhados na totalidade da organização, desde o topo até a base. Toda as organizações possuem valores e é preciso que fique explicito para que os colaboradores alinhem seus valores que carregam ao entrarem na empresa.

Muitas mudanças se perdem por falta de controle. Possuir competência de controle é saber conduzir o processo dentro dos limites estabelecidos, executar um plano exato para que todos consigam desenvolvê-las e que fiquem atualizados. Aprendizagem organizacional é não perder memória quando da aposentadoria ou saída de algum técnico ou líder. É ter processos internos de identificação e registro das atividades chave na mudança.

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