Empresas apostam em novas tecnologias para evitar roubo

Drones, blindados e etiquetas eletrônicas são as novas armas

POR: O GLOBO

Investimento. Operação recupera maços de cigarros roubados: aumento no número de roubos aumenta gastos das empresas com transporte e seguro – Divulgação

RIO – As empresas estão investindo em um verdadeiro “exército” de novas tecnologias. Caminhões blindados, etiquetas eletrônicas nas cargas, selos de identificação de origem e até drones fazem parte das estratégias para evitar o aumento de furtos nas estradas.

Roubo de cargas aumenta custo de produtos em até 35%

Clientes em supermercadoRoubo de cargas pode desabastecer carne e frango no Rio
Segundo Marcelo Antoniazzi, sócio de Consultoria em Logística e Compras da EY (Ernest & Young), empresas de vários setores vêm aumentando investimentos em novas tecnologias para aumentar a segurança do transporte de seus produtos, usando, por exemplo, caminhões blindados para transportar cargas como joias, eletroeletrônicos e remédios.

— Uma nova tecnologia que começa a ser usada por muitas empresas é um sistema de etiqueta eletrônica de carga, semelhante às de roupas, a RFID. Ela emite um sinal mostrando para a empresa onde está a carga. Uma outra novidade é o uso de drones com câmeras que acompanham todo o trajeto do caminhão, mas ainda não está disponível no Brasil — diz Antoniazzi.

Edson Vismona, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), lembra que há em andamento um projeto que pode ajudar a combater e a mapear o roubo de mercadorias com o uso de sensores nos selos usados nos cigarros:

— Com esse sensor, o consumidor, ao escanear o código com seu celular, vai saber na hora se o produto foi roubado. Isso será muito importante e pode ser replicado a outros itens, como os remédios. Há uma licitação em curso na Casa da Moeda para isso. É um projeto feito em parceria com a Receita Federal, cujo objetivo é o controle fiscal, mas que poderá ter outros usos.

Vismona afirma que os segmentos de bebidas e tabaco são alguns dos mais afetados. Somente a Souza Cruz, uma das maiores fabricantes de cigarros do país, registrou no ano passado um prejuízo de R$ 47 milhões com o furto de mercadorias. Segundo a empresa, a quantidade de assaltos a cargas no Rio teve alta de 127% nos últimos cinco anos, bem maior que os 21% da média do Brasil. Com isso, a empresa passou a recorrer a escolta armada e a dar apoio psicológico aos funcionários que sofrem acidentes e assaltos.

— São números muito preocupantes. Só em 2016, o impacto financeiro para toda a operação da Souza Cruz destas ocorrências foi da ordem de R$ 47 milhões. No Rio de Janeiro, o roubo de cargas cresce de forma assustadora, mas não é um crime tratado como indicador estratégico de segurança, como são os homicídios e os roubos de veículos, por exemplo. Se ele não está neste rol de crimes prioritários, monitorados todo o tempo, não conseguimos avanços no seu combate — explica Giovanni Oliveira, gerente de Operações da Segurança da empresa.

TRÁFICO MIGROU, DIZ POLÍCIA

Maurício Mendonça, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Rio, diz que a Polícia tem se empenhado para combater esse crime. Segundo ele, na metade dos casos, há envolvimento de funcionários no roubo.

— Conseguimos detectar que houve uma migração do tráfico de drogas para o roubo de cargas. A Polícia Civil está buscando, por meio de todos os mecanismos disponíveis, o combate efetivo dessa modalidade criminosa. Quem vem aqui e pede ajuda a gente sempre orienta. Em 50% dos casos, o problema é interno. São funcionários que passam informação — afirma Mendonça.

O empresário Dany Haiat, que comanda a Aroma Selezione, fabricante de cápsulas de café expresso e chá, calcula um gasto de 8% a 10% maior com o transporte e seguro. Ele conta que terceirizou os serviços de transporte. A matéria-prima das cápsulas vem de Minas Gerais, e o produto é fabricado no Rio. O executivo calcula que são transportadas no país duas toneladas por mês, em cerca de três mil caixas com 50 mil cápsulas de café expresso e chá por mês.

— Se não houvesse tanta violência e roubo de carga e estradas em má conservação, não precisaria terceirizar os serviços de transporte nem gastar com seguro — diz Haiat.

Entre os eletroeletrônicos, lembra Fabio Barbosa, diretor do Grupo de Trabalho de Prevenção a Roubos de Carga da Abinee, a associação do setor, há casos de transportadoras se recusarem a levar itens de alto valor.

— Estamos com queda de vendas e aumento de roubo. As empresas estão elevando gastos para tentar evitar prejuízos. O custo com aumento de escolta, uso de blindados e mudanças nas rotas está matando a margem de lucro — avalia Barbosa.

Outra vítima é a Bilheteria digital, que vende ingressos pela internet e em mais de 360 pontos de venda no Brasil. A empresa sofre com o furto de bobinas de papel para impressão.

USO DE CRIPTOGRAFIA

Com 50 mil clientes, a empresa Câmbio Real, de remessa de dinheiro, destaca a importância de investir em segurança. Cleverson Cassel, presidente da companhia, e Livia Cassel, gerente de Negócios, lembram que é preciso perfeiçoar as iniciativas e soluções para prevenção.

— É preciso aumentar o investimento em servidores criptografados e até soluções mais simples, como contato telefônico — comenta Cassel.

A Raízen, responsável pela marca Shell no Brasil, informa que tem como uma de suas prioridades a segurança nas operações. Para isso, a empresa disse que tem “robusto aparato tecnológico” para acompanhar em tempo real a frota de caminhões com câmeras. Quando se identifica algo de anormal, o veículo é parado automaticamente e as centrais de monitoramento são acionadas. De acordo com a Raízen, as empresas terceirizadas têm sistemas semelhantes e os veículos são monitorados por ambas as empresas.

O diretor da área de Novos Negócios da MDS Brasil, que atua na área de seguros, Victor Garibaldi, diz que a incorporação de novas ferramentas em busca de maior segurança representa, atualmente, aumento de custo médio de 30% a 40% no transporte. Entre as novas ferramentas, a MDS desenvolveu estatísticas de eventos que ajudam na elaboração do mapa de risco, com dados sobre frequência, severidade e probabilidades, baseados em informações como localização, horários, destino e tipo de transporte, entre outros.

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