REFORÇO NO POLICIAMENTO REDUZ ÍNDICES DE ROUBOS NAS VIAS EXPRESSAS DA REGIÃO METROPOLITANA

REFORÇO NO POLICIAMENTO REDUZ ÍNDICES DE ROUBOS NAS VIAS EXPRESSAS DA REGIÃO METROPOLITANA

Definido no início do ano passado como umas das principais medidas para reduzir a incidência criminal na Região Metropolitana, o reforço no policiamento preventivo e ostensivo nas vias expressas tem proporcionado excelentes resultados. No primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, os indicadores estratégicos de crimes contra o patrimônio nas três principais vias expressas – Avenida Brasil e Linhas Amarela e Vermelha – registraram reduções expressivas: os roubos de rua e no interior de coletivos sofreram queda superior a 70 % e os roubos de carga e de veículos foram reduzidos em mais de 35%.

Por trás desses números animadores, estão um planejamento bem estruturado montado pelo Comando da Corporação com base em análise de manchas criminais e o empenho diário de policiais militares do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas), com apoio fundamental do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões).

Com recomposição do efetivo, reforço na frota de viaturas e requalificação contínua da tropa, o comando do BPVE tem obtido êxito na estratégia de policiamento preventivo e ostensivo ao longo das vias expressas. Recentemente, a unidade passou a contar com mais cinco guarnições para patrulhamento preventivo em pontos estratégicos das vias e duas equipes de GAT (Grupamento de Ações Táticas).

O resultado de todo esse esforço tem sido demonstrado em números. Em comparação com o igual período de 2019, o primeiro semestre deste ano registrou quedas acentuadas de roubos de rua (-70%), roubo no interior de coletivo (-74%), roubo de veículos (-38%) e roubo de carga (-36%).

Em números absolutos, a incidência de roubos de veículos e de carga neste primeiro semestre de 2020 é a menor para o mesmo período dos últimos cinco anos.

Para o comandante do BPVE, Tenente-Coronel Olavo Otávio Ramos, o bem sucedido policiamento nas vias expressas tem reflexos positivos na redução da incidência criminal em outras regiões, como, por exemplo, a capital do estado e a Baixada Fluminense.

  • A nossa presença 24 horas por dia, de segunda a domingo, nas vias expressas contribui de forma muito significativa para reduzir a circulação de criminosos entre bairros e cidades da região, proporcionando a diminuição da incidência criminal e maior sensação de segurança para os cidadãos – explicar o Tenente-Coronel Olavo.
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn