COMUNICADO SINDICARGA 4.O – SINDICATO LABORAL

​Sindicato Laboral – Ilegitimidade – Notificação Extrajudicial – Interpelação Judicial – Encerramento das Relações

Prezados associados do SINDICARGA.Por ocasião das tratativas realizadas, anualmente, com os sindicatos laborais, tratativas que visam fazer constar nas Convenções Coletivas cláusulas que protejam o empresariado do setor de transporte rodoviário de carga e logística, o jurídico interno do SINDICARGA requereu a apresentação de alguns documentos.
Com o passar do tempo, ainda buscando ajustar a CCT – 2019/2020, o Sindicato laboral do município do Rio de Janeiro não apresentou, espontaneamente, a CARTA SINDICAL que, supostamente, lhe daria legitimidade para representar os trabalhadores desta ilustre categoria.Por este motivo, a Convenção para o referido ano/data-base não foi assinada, mas os pedidos de envio dos documentos não cessaram, sendo sempre ignorados.

Assim, objetivando dar clareza aos atos, bem como considerando a proximidade da data-base, o SINDICARGA notificou extrajudicialmente os dois sindicados laborais, aquele que se apresentava como legitimo até 2018 (SINDICATO DOS CONDUTORES DE VEICULOS RODOVIARIOS E TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS E DIFERENCIADOS NO MUN DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 33.644.493/0001-51, tendo como presidente Sr. José Maria Gonçalves Cardoso), e o que foi trazido pelo anterior e apresentados como novo legitimado, a partir de 2019 (SINTRUCAD-RIO, CNPJ n. 10.635.706/0001-83, tendo como presidente, o Sr. Sebastião José da Silva).

Apesar das notificações extrajudiciais terem sido entregues nos dias 19/03 e 24/03, infelizmente, ambos os sindicatos permaneceram inertes, não respondendo a notificação.

Como as notificações não foram respondidas em tempo hábil, anda visando garantir e defender os interesses do setor, o SINDICARGA propôs Duas Interpelações Judiciais, com o mesmo objetivo.

Vale enfatizar que o único pedido era a apresentação da CARTA SINDICAL, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprega, provando a legitimidade daquelas instituições para representarem os trabalhadores do setor, dando a garantia que o SINDICARGA estaria negociando com quem de direito.
Após a distribuição das referidas demandas judiciais, os dois sindicatos, por meio de um só documento, como se fossem uma única instituição, enviaram por e-mail uma contranotificação, na qual falam muitas coisas, mas não apresentam a CARTA SINDICAL provando a sua legitimidade.

Desta forma, considerando o grande risco de se manter qualquer relação com os sindicatos supracitados, entendemos que não existe outra forma de agir, senão encerrar toda e qualquer relação sindical com aquelas instituições.

Por fim, recomendamos aos empresários do setor de transporte rodoviário de cargas e logística que não assinem acordos coletivos com os mesmos, e, sendo o caso, que distratem os acordos eventualmente realizados.      Você não está só, nos procure, pois estamos ao seu lado e já temos a solução para esta questão.Associe-se, nós estamos à sua disposição.

Sem transporte e logística o Brasil para!

FRANCESCO CUPELLO

Presidente do SINDICARGA