Parlamentar é atuante no ramo do transporte como empresário e prometeu que vai lutar pela causa, que foi um dos motivos da paralisação dos caminhoneiros em 2018
O senador Luiz Carlos do Carmo (MDB-GO) esteve em Goiás, nesta semana para cumprir uma extensa agenda. Além de participar da assinatura do termo de cooperação para a recuperação das rodovias de nosso estado, esteve presente na visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e na inauguração da obra de ampliação do Fórum da Comarca de Catalão.
Com o argumento de estar ciente de seus compromissos como senador, do Carmo aproveitou a oportunidade para cobrar do ministro Tarcísio a construção da ferrovia Norte-Sul. “De acordo com ele, haverá em breve um leilão público que garantirá o prosseguimento da obra, além de outros convênios que possibilitarão a expansão da nossa malha ferroviária e trarão muito desenvolvimento, e protagonismo, ao nosso estado” declarou.
Atuante no ramo do transporte como empresário, Luiz também esteve ao lado de Wallace Landim, conhecido como “Chorão”, fundador da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores. Entre as pautas da conversa estava a importância da aprovação do Marco Regulatório de Cargas, projeto que o senador prometeu abraçar pela categoria.
“O marco regulatório estabelece em 91 artigos regras necessárias para a segurança das empresas de transporte e os motoristas. Essa regularização do mercado iria beneficiar desde os caminhoneiros autônomos até as maiores empresas transportadoras, e é por isso que farei de tudo para que seja aprovada” garantiu em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
Marco Regulatório
Um dos maiores pleitos pelos caminhoneiros na greve de 2018, o projeto do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas chegou apenas ano passado no Senado para discussão. A aprovação do projeto fazia parte, inclusive, do acordo do governo com o setor para dar fim a paralisação.
O texto tramita como PLC 75/2018, que será analisado primeiro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Infraestrutura (CI).
Com 91 artigos, o marco regulatório estabelece regras de segurança nas estradas, infrações e condições de contratação de transportadores, como pagamento, seguros e vale-pedágio. As determinações valem para caminhoneiros autônomos, empresas de operação logística, transportadores de carga própria, cooperativas e empresas transportadoras de cargas e de valores, que ficam divididos de acordo com o número de veículos de carga e a capacidade de transporte em toneladas.