PRF intensifica fiscalização de peso de cargas de caminhões - Sindicarga

PRF intensifica fiscalização de peso de cargas de caminhões

Apenas nos seis primeiros meses do ano, já foram retirados de rodovias mais de 3 milhões de quilos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul tem fiscalizado com rigor o trânsito de veículos de carga, especialmente o excesso de peso e a amarração das cargas. No primeiro semestre de 2019 já foram retirados das rodovias federais do Estado mais de 3 milhões de quilos de excesso de peso. Todos os mais de 680 veículos flagrados com essa carga foram autuados e somente seguiram viagem após o transbordo da carga. Em 2018, foram flagrados 1.547.497 quilos e autuados 404 veículos.

A unidade da PRF de Bento Gonçalves flagrou 93 condutores e retirou de circulação 271.1 toneladas de excesso de peso em 2019, na BR-470. Em 2018, foram 45 condutores com 198,3 toneladas, um aumento de 103% nas autuações desde a instalação de uma balança rodoviária na unidade. O equipamento, em uso desde janeiro desse ano, foi adquirido com recursos destinados pelo Ministério Público Federal de Bento Gonçalves, intermediado pelo Consepro.

A Polícia Rodoviária Federal transporte de cargas em desacordo com a legislação expõe todos os usuários das rodovias a maior risco de acidentes graves. O objetivo da fiscalização permanente da PRF é a redução dos indicadores de morbidade e mortalidade nas rodovias federais.