Presidente da CNT defende na Câmara reajuste do diesel a cada 90 dias - Sindicarga

Presidente da CNT defende na Câmara reajuste do diesel a cada 90 dias

Fonte: CNT
Diesel

Em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, o presidente da CNT, Vander Costa, defendeu que a Petrobras adote uma periodicidade mínima de 90 dias para reajustar o valor do óleo diesel no mercado brasileiro. O evento debateu, na quarta-feira (8), as ações do governo federal na política de preços do insumo e as iniciativas voltadas ao transporte rodoviário de cargas.

O presidente da CNT afirmou que é compreensível a precificação estar alinhada às cotações internacionais, mas frisou que a gestão dessas oscilações deve ser feita sem colocar em risco atividades essenciais para a economia nacional, como o transporte de cargas. “Nós, transportadores, não temos a capacidade técnica de suportar o aumento de preços diários, quinzenais ou até mesmo mensais. Nossa proposta é que as variações – que acompanham o mercado internacional – sejam feitas no intervalo mínimo de 90 dias.”

Segundo ele, a Petrobras tem condições de estabelecer essa periodicidade de ajustes no preço do diesel sem necessariamente alterar a sua política de preços. “A empresa tem de assumir o custo de fazer umhedge(instrumento que tem como objetivo proteger operações financeiras do risco da volatilidade de preço dos ativos) e,