Diretoria - Sindicarga

Sindicarga

Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro

sindicarga

Administrado de forma conjunta e formado por representantes das principais empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, o SINDICARGA tem em sua estrutura 2 níveis decisórios. O primeiro deles, o deliberativo, é composto pela Assembléia Geral. O nível executivo, por sua vez, é constituído pela Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.

Diretoria

A Assembléia Geral é a reunião dos associados do SINDICARGA com direito a voto, que se realizará ordinariamente, em março de cada ano, para aprovar as contas da Diretoria relativas ao exercício financeiro findo; em novembro, para aprovar a previsão orçamentária do exercício seguinte e a cada 3 (três) anos para eleger os membros da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Consultivo. As deliberações da Assembléia Geral serão tomadas, em primeira convocação, por maioria absoluta de votos dos associados que estiverem no gozo de seus direitos e quites com as suas obrigações e, em segunda convocação, meia hora após, no mínimo, por maioria de votos dos associados presentes, salvo nos casos em que o Estatuto exija quorum especial.

Diretoria

Composta por 10 integrantes, entre os quais o presidente, os vice-presidentes e os diretores, tem como atribuições o cumprimento das leis, do Estatuto Social e das decisões do Conselho de Representantes. Cabe também ao Órgão Diretor a aprovação de relatórios, demonstrativos anuais e projetos relacionados à administração do SINDICARGA, para posterior encaminhamento à avaliação do Conselho.

Os cargos eletivos nos órgãos de administração do SINDICARGA terão prazos certos de mandato, definidos no Estatuto, somente podendo ser antecipados ou suspensos temporariamente nas hipóteses de afastamento por iniciativa do titular ou de aplicação de pena, com observância do devido processo disciplinar.

Diretoria

É eleito em Assembléia Geral Ordinária de Eleição, é composto por 3 (três) membros, todos associados efetivos, com mandatos de 3 (três) anos, admitida a reeleição, podendo reunir-se e validamente deliberar sobre qualquer assunto de sua competência com a presença de, pelo menos, 2 (dois) conselheiros.

Diretoria

Conselho Consultivo do SINDICARGA é Órgão Auxiliar e é constituído por Conselheiros Vitalícios que são todos os ex-presidentes da Entidade, assim entendidos aqueles que tenham sido eleitos para este cargo e que o tenham exercido durante,pelo menos, 2 (dois) anos, consecutivos ou não e por Conselheiros Efetivos que são 6 (seis) representantes de associados efetivos, eleitos pela Assembléia Geral Ordinária, com mandato de 3 (três) anos, admitida a reeleição.

O Conselheiro Vitalício será considerado empossado junto ao Conselho Consultivo, independentemente de qualquer formalidade, tão logo deixe a Presidência do SINDICARGA, exercendo o cargo enquanto viver, salvo se a ele renunciar.

284 Projetos
33 Mantenedor
06 Parceiros
09 Patrocinador