Documento sobre investimentos na área de infraestrutura e logística será entregue aos deputados - Sindicarga

Documento sobre investimentos na área de infraestrutura e logística será entregue aos deputados

Documento sobre investimentos na área de infraestrutura e logística será entregue aos deputados

0 Flares 0 Flares ×

Documento sobre investimentos na área de infraestrutura e logística será entregue aos deputados

A partir do ano que vem o Rio de Janeiro concentrará o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias do país. Atenta a essa conjuntura, a Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio vem discutindo desde abril o que pode ser feito pelo legislativo estadual em consonância com a bancada federal do Rio de Janeiro para garantir que os investimentos sejam de fato concretizados, contribuindo para a eficiência logística do estado. Nesta terça (09/10), o grupo voltou a se reunir na Alerj quando foi apresentado o texto da “Síntese para tomadores de decisão”. O documento será encaminhado aos deputados na próxima semana, com as oportunidades para o estado na renovação de concessões de rodovias e ferrovias pelo governo federal, além da possibilidade de licitar algumas estradas estaduais.

“O documento é um guia conciso e objetivo das emergências e necessidades do estado na área de infraestrutura e logística. É preciso uma atuação conjunta dos deputados estaduais e federais para conseguirmos destravar os investimentos em logística que dependem de verbas federais”, afirmou Luiz Fernando dos Santos Reis, presidente-executivo da Associação da Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ).

Após aprovar o texto final do documento, ele será entregue aos setenta parlamentares estaduais, elencando as perspectivas fluminenses para essa agenda de desenvolvimento.

“A Câmara se debruçou nesse tema num momento em que não há orçamento disponível para fazer investimentos. Buscamos evidenciar no texto da síntese quais são as pautas que os deputados podem levar à frente com a bancada federal do Rio de Janeiro para lutar por verbas federais e o que precisa ser feito nos próximos anos para que o Rio aproveite esse momento para voltar a ser competitivo tanto nacionalmente quanto internacionalmente”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Ainda estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da ONG Sentinela Ambiental e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj).

Infraestrutura e Logística

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×